Essa é uma das dúvidas mais frequentes de diversas pessoas e clientes quando precisam contratar os serviços de divulgação (panfletagem) em vias públicas denominados Porta a Porta nas grandes cidades no Brasil e no mundo.
A distribuição de folhetos (panfletos) é umas das formas mais antigas de divulgação de produtos e serviços que conhecemos.
No século XII da nossa era, circulou na Inglaterra um breve poema de amor, anônimo, escrito em latim, com o nome de ‘Pamphilus seu de amore’ (Panfilo ou sobre o amor), que se tornou extremamente popular e foi traduzido para inglês como Phamphlet. Até os fins do século XIV a palavra pamphlet era usada em inglês para designar qualquer texto de tamanho menor do que os enormes livros manuscritos daquela época, antes da invenção da imprensa. Nos séculos seguintes, o sentido do vocábulo evoluiu até significar um libelo difamatório, folheto escrito em estilo satírico ou violento, especialmente sobre assuntos políticos, entrando no português com estas acepções. Os puristas da língua preferem indicar em seu lugar a palavra ‘folheto’. Fonte: Wikipédia.
Mas de fato quantos folhetos um promotor distribui por dia?
As empresas especializadas e profissionais no assunto já fizeram testes e mais testes para verificar a performance de um profissional desta área. Segundo os testes vários fatores interferem na distribuição e volume distribuído, mas dois fatores são cruciais para um trabalho ser bem executado:
Densidade demográfica do local (base IBGE): Quantos mais adensado o bairro mais folhetos são entregues em uma carga horária total de 8 horas.
Treinamento e Profissionalismo: A equipe de trabalho tem que ser formada por profissionais maiores de idade, treinados e que consigam trabalhar com mapas de ruas para executar exatamente o planejamento aprovado pelo cliente, percorrendo uma média de 15 km em 8 horas de trabalho.
Com planejamentos bem elaborados e profissionais maiores de idade bem treinados, um profissional (panfleteiro) consegue distribuir em média de 1.000 a 1.500 folhetos por dia em bairros bem adensados.
Mas fica a dica: Empresas ou pessoas que dizem entregar mais que a média de 1.500 folhetos por dia com um promotor, podem estar vendendo aquilo que não é possível entregar. E como diz o ditado: “O barato sai caro”.